Espetáculo “Os Últimos Dias de Paupéria”

ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA é uma peça de teatro do Grupo Tarahumaras, com Roteiro e Encenação de Wilson Coêlho, sobre a vida e obra de TORQUATO NETO.

 

* OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA teve sua primeira montagem em 1998 e ficou em cartaz até 2012. Em 2016, foi retomada a montagem com a dramaturgia e a encenação assinadas por Wilson Coêlho e o elenco composto pelos atores Max Goldner e Adonel Junior. Max Goldner é formado em Artes Visuais pela UFES e tem participação em diversos espetáculos com o Grupo Vira-Lata de Teatro e, Adonel Junior, é formado na Escola Técnica de Arte Dramática FAFI e também participou de algumas montagens, em especial, O Último Carro, de João das Neves e dirigido por Leonardo Patrocínio. O espetáculo conta ainda com o músico Fraga Ferri, formado em Filosofia pela UFES, guitarrista, violonista, produtor musical e arranjador.
* Em tempo, o Grupo Tarahumaras está completando 35 anos de atividades na Grande Vitória e interior do estado, além de acumular prêmios e ter participado de diversos encontros e festivais nacionais e internacionais de teatro. * TORQUATO PEREIRA DE ARAUJO NETO (1944-1972), nascido na cidade de Teresina-PI, é um dos principais expoentes e idealizadores do movimento TROPICÁLIA, tendo mais de 20 poemas musicados por, entre outros, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Jards Macalé, Carlos Pinto e Sérgio Brito (Titãs).
Entre os que lhe fizeram grandes e várias homenagens, está o capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, Sérgio Sampaio, com a sua música “Que Loucura”, gravada por Luís Melodia. * O título do espetáculo que homenageia Torquato Neto, OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA, é homônimo de uma coletânea que reúne os trabalhos do poeta na Coluna GELEIA GERAL, do Jornal “Última Hora”, no Rio de Janeiro, bem como, cartas, textos, poemas e escritos em geleia, c’est à dire, em geral. Geleia geral, bate papos e entrevi&tas.
* No livro OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA, páginas 76-77, réplica da publicação de 24/9/71 da coluna Geléia Geral, Torquato dá um destaque especial para os capixabas, falando sobre o IV Festival Capixaba de Música Popular, promovido pela Fundação Cultural do Espírito Santo. Neste texto, são citados os músicos, Chico Lessa, Aprígio Lyrio, Mário Ruy, Sérgio Régis, Rogério Coimbra, além do jornalista Rubinho Gomes como produtor, jurado e amigo citado em outras ocasiões.
Desde sua primeira montagem até a atual que somam 20 anos em cartaz, OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA tem sido apresentado em diversas cidades e estados no Brasil, tanto no palco italiano quanto em espaços alternativos, desde temporadas, circuitos e festivais, inclusive, em Mercedes, Buenos Aires, na Argentina. Ultimamente também tem participado de festivais on-line.